Como funciona a reconstrução facial?

Você já deve ter ouvido falar em reconstrução ou reconstituição facial de pessoas falecidas, não é mesmo? Junto com a Tanatopraxia e a necromaquiagem, essa técnica é utilizada para devolver a aparência natural de pessoas falecidas, que tenham sofrido algum tipo de lesão.

Nesse post, falamos sobre esse assunto e esclarecemos a sua importância para um velório mais digno para quem se foi e mais reconfortante para a família e os amigos enlutados.

O que é a reconstrução facial?

A reconstrução ou reconstituição facial visa a simulação de um estado normal de aparência de pessoas falecidas que tenham sofrido lesões na região da face, com perda de tecidos que comprometam a feição.

São aplicadas técnicas para que a face chegue o mais próximo possível da feição que a pessoa tinha antes do seu falecimento.

O profissional que executa esse trabalho tem conhecimento sobre visagismo e fisiognomonia, e experiência para perceber todos os detalhes.

A reconstrução facial pode não chegar à fisionomia perfeita da pessoa falecida, mas alcança a forma original e devolve o aspecto natural, fator que é considerado muito importante para a realização de um velório digno e para o conforto dos que ficam.

Para que seja realizada, a técnica é previamente autorizada pela família.

Como funciona a reconstituição facial?

Em casos de doenças degenerativas, acidentes trágicos e outras situações que provoquem alterações dos tecidos pós-morte, mutilações ou onde tenha ocorrido destruição de partes visíveis, é realizada a aplicação da restauração facial primária, que realiza a reconstituição artificial da porção da face ou do crânio que tenha sido perdida.

Para isso, é utilizada uma cera especial que permite fazer a modelagem das características faciais, alcançando a aparência natural. São utilizados também, cosméticos opacos para devolver a fisionomia da pessoa falecida.

Em casos comuns, como morte natural, é feita a reparação secundária. Nesse caso, o processo de restauração envolve a aplicação de cosméticos corretivos para devolver características naturais da coloração da pele. Além de, técnicas simples de aplicação de próteses que dão volume aos lábios e aos olhos.

A técnica é complementada com a realização da necromaquiagem. 

É comum que o profissional responsável pela reconstituição facial utilize fotos, vídeos e informações sobre a pessoa, para que realmente consiga chegar a um aspecto saudável, semelhante a aparência de quando era viva.

Por que fazer a reconstrução facial?

  • O procedimento devolve a aparência natural da pessoa falecida;
  • Permite uma última apresentação mais confortante à família e amigos;
  • É possível fazer o velório de caixão aberto, o que não acontece em casos de lesões corporais graves no falecimento.

A Alpha Tanato conta com Clínica e laboratório especializados em Tanatopraxia. Nossos serviços incluem reconstituição facial e necromaquiagem. Tudo feito com alta qualidade e profissionalismo para ofertar a sua família o conforto que precisa num momento tão difícil.

Conheça o trabalho da Alpha Tanato

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Ligue Agora
Open chat