Como um corpo é embalsamado?

Como um corpo é embalsamado - Alpha Tanato

Como um corpo é embalsamado?

Você sabe como funciona o embalsamento de um corpo? Nesse artigo, nós falamos sobre o procedimento e a sua importância.

O embalsamamento é uma técnica aplicada para preservar um cadáver e prevenir a putrefação. Normalmente, ele é feito quando o corpo não pode ser enterrado ou cremado em um curto prazo, especialmente, em casos onde será feito o traslado de uma localidade para outra.

O embalsamento pode ser realizado após a autópsia médico-legal do corpo e o ideal é que seja feito durante as primeiras doze horas após o falecimento.

Hoje em dia, a técnica foi substituída pela Tanatopraxia, que é um procedimento mais moderno.

Mas, você sabe como um corpo é embalsamado?

Entenda como é feito o embalsamamento

Técnicas de embalsamento de corpos já eram utilizadas pelos egípcios há mais de 4 mil anos. Essa prática tão antiga, visa a preservação de um corpo após a morte, deixando-o intacto para a realização do velório e outras situações.

Para embalsamar é feita a retirada do sangue e aplicada uma solução de água e formaldeído. É por isso que é necessário fazer o quanto antes, pois depois que o sangue começa a coagular, a execução do procedimento fica muito mais difícil.

A realização do embalsamento visa preservar a matéria, previne o mau cheiro, elimina microrganismos e mantém a aparência o mais próximo possível de quando a pessoa estava viva.

O embalsamento passa pelas seguintes etapas:

  • É feita a retirada da roupa e lavagem do corpo;
  • É realizada uma massagem especial para retirar o chamado rigor mortis, que é o fato de os músculos enrijecerem, após o falecimento;
  • É aplicada uma solução química na artéria femoral ou na carótida com o auxílio de sondas;
  • O sangue é drenado;
  • É feito o processo de necromaquiagem e retoques necessários.

Quando fazer o embalsamento?

O embalsamamento não é necessário em todos os casos. Mas, é uma exigência quando o corpo precisa ser transportado para uma outra localidade, quando a morte for decorrente de doenças que provocam inchaço, acidentes, afogamento ou queimaduras. Ou ainda, quando a família deseja que a aparência do falecido fique o mais natural possível durante o velório.

Em casos onde for realizado o transporte terrestre do corpo, é obrigatório embalsamar quando a distância for superior aos 500 km. O mesmo vale para o transporte aéreo dentro do território nacional ou internacional.

E o que é a Tanatopraxia?

É a técnica mais moderna existente quando falamos em conservação de corpos. Ela é utilizada na maioria dos países e oferece mais vantagens quanto à aparência física da pessoa falecida.

Manter o ente querido o mais próximo possível do que ele era em vida, é algo que tem um valor emocional incalculável para as famílias.

A Tanatopraxia é, portanto, mais do que uma forma de preservar o corpo, mas também um gesto de amor e carinho que contribui para uma vivência mais reconfortante do luto.

Ela é feita por meio da aplicação de produtos químicos, de uma forma menos agressiva e mais eficaz que os antigos métodos de embalsamamento.

Conheça os serviços oferecidos pela Alpha Tanato

Somos uma Agência funerária especializada em Tanatopraxia e translados internacionais. Visite o site e conheça nosso trabalho.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Ligue Agora
Open chat