O que é Tanatopraxia?

A Tanatopraxia é a técnica mais moderna existente para a conservação de corpos. Ela é utilizada em quase todos os países do mundo.

Um dos grandes diferenciais dessa técnica é que ela contribui para preservar a aparência física de pessoas falecidas, deixando-as o mais próximo possível do que eram em vida, o que, no momento da despedida, tem um valor incalculável. 

O que a Tanatopraxia faz é paralisar a decomposição do cadáver, garantindo segurança para o momento da despedida. Ela é feita a partir de um conjunto de técnicas, que inclui a difusão de produtos bactericidas nos tecidos, que destroem as bactérias existentes e impedem invasões microbianas.

Com isso, evita-se todos os riscos de possíveis infecções e se atrasa a Tanatomorfose.

Em casos de corpos que sofreram algum tipo de mutilação, como mortes por acidente, ela consegue, juntamente com a necromaquiagem, restaurar as características físicas da pessoa, mantendo sua aparência.

Perder uma pessoa querida é um momento de grande tristeza para amigos e familiares. A última lembrança do ser amado é muito relevante na vivência do luto. Portanto, a aplicação da Tanatopraxia é uma forma de honrar a imagem da pessoa e retribuir todo o carinho por ela prestado em vida.

Como surgiu a Tanatopraxia?

A técnica surgiu durante a Guerra Civil Americana, que aconteceu entre 1861 e 1865. Os corpos dos soldados mortos eram arrastados por centenas de quilômetros, o que os deixavam desfigurados, fazendo com que o velório fosse ainda mais triste para os familiares.

Então, a Tanatopraxia passou a ser utilizada para manter um aspecto saudável e vívido nos soldados. É claro que, ao longo dos anos, ela foi sendo modernizada, até chegar no que é hoje.

Como é feita a Tanatopraxia?

Inicia-se pela preparação do material a ser utilizado. O corpo passa por uma criteriosa avaliação e o produto é injetado.

Para que ocorra uma drenagem eficiente do líquido, todo o corpo é massageado e depois disso, aguarda-se o tempo de ação das substâncias utilizadas.

Na sequência, é realizada a aspiração de líquidos corporais e é quando se adiciona algodão para tamponar a boca e o nariz. Isso é feito de forma extremamente cuidadosa, para que não fique visível.

O corpo é então lavado e vestido. E caso sejam observadas reações, elas são tratadas neste momento.

Para finalizar, é feita a necromaquiagem, que é um processo muito diferente de uma maquiagem tradicional. Ela visa fornecer um aspecto mais agradável a pessoa falecida e para isso utiliza produtos específicos que tem a função de neutralizar o tom de pele e esconder hematomas, em casos onde eles existam.

Benefícios de optar pela Tanatopraxia

  • Previne o processo de decomposição e viabiliza um velório digno para a pessoa falecida;
  • Evita riscos de contaminação por bactérias;
  • Restaura a aparência natural da pessoa falecida.

A Alpha Tanato conta com Clínica e laboratório especializados em Tanatopraxia. Nossos serviços são de alta qualidade e feitos com extrema dedicação para oferecer à sua família o conforto que precisa num momento tão difícil.Acesse nosso site e saiba mais sobre os nossos serviços.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Ligue Agora
Open chat